Segunda-feira 15 de Dezembro de 2025

Rui Machado em formação nos EUA com a Solidariedade Olímpica

Ténis-Formação-28-10-2025

FPTenis

O diretor técnico nacional, Rui Machado, cumpriu mais um módulo do International Coaching Enrichment Certificate Program (ICECP), uma iniciativa da Solidariedade Olímpica, em parceria com o Comité Olímpico Internacional (COI), a Universidade de Delaware e o Comité Olímpico dos Estados Unidos, onde teve lugar a formação.

Composto por seis módulos, que culminam no final do ano com a entrega dos respetivos diplomas na sede do COI, em Lausana (Suíça), o responsável técnico pelo Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) foi um dos mais de 40 treinadores de alto rendimento a participarem neste programa de formação internacional, que combina conhecimento técnico, desenvolvimento de liderança e aplicação prática no sistema desportivo nacional.

Para Rui Machado, “o mais enriquecedor deste projeto tem sido partilhar experiências, não só com a equipa do Comité Olímpico dos Estados Unidos, com a equipa da universidade, mas também com os demais colegas de outras modalidades e nacionalidades. Ganha-se uma perspetiva muito abrangente da realidade do desporto mundial”.

Após meses de aulas online, versando diversas áreas, que vão desde os aspetos éticos do treino e da liderança, à psicologia do desporto e preparação mental, ou à nutrição, neste módulo, o responsável técnico da FPT e demais formandos tiveram uma vertente presencial e mais prática, que passou por aulas na afamada Academia IMG, em Bradenton, na Florida, seguida de dez dias na Universidade de Delaware, que têm como fio condutor o intercâmbio de conhecimentos.

O grupo de formandos na Universidade de Delaware aproveitou para referir que “na Universidade, os dias foram muito preenchidos nas formações em sala de aula, os períodos de desenvolvimento de projeto com os tutores. Os dias na IMG Academy foram muito interessantes, porque tive a oportunidade de reunir com os diretores de todos os departamentos. Uma dimensão diferente da nossa, com 1600 atletas de 10 modalidades na mesma academia, o que implica uma organização diferente”, descreveu o Diretor Técnico Nacional, que passou os últimos dias no Campus Universitário da UDel, fundada em 1749”.

Nesta fase, além de intensificar a formação, o capitão da Taça Davis e os demais treinadores desenvolveram, com ajuda de mentores especializados, o projeto a que se propõem dar forma no país de origem, adaptado à realidade desportiva local. E é essa a matéria-prima com que vão trabalhar até finalizarem este programa de certificação internacional com a apresentação do respetivo projeto por ocasião da graduação na sede do COI.

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.