O Palácio de Belém foi o palco para a cerimónia de entrega das medalhas de mérito por parte do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, aos atletas medalhados nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 e à atleta medalhada nos Jogos Surdolímpicos de Tóquio.
Evento que contou com a presença de Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e Vice-Presidente do COP.
Nos Jogos Paralímpicos, de um total de seis medalhas conquistadas por Portugal, três foram alcançadas no atletismo, pelos atletas Miguel Monteiro, medalha de ouro no lançamento do peso F40, Sandro Baessa, medalha de prata nos 1500 metros T20, e Carolina Duarte, medalha de bronze nos 400 metros T13.
Nos Jogos Surdolímpicos, também três das seis medalhas obtidas tiveram origem no atletismo, com a atleta Margarida Silva a conquistar duas medalhas de ouro, nas provas de 800 e 5000 metros, e a medalha de prata nos 1500 metros.
De realçar que, no conjunto das duas competições, o atletismo português foi responsável por 50% das medalhas conquistadas pela missão lusa.
Carlos Pinto Pereira sagrou-se bicampeão mundial de crosse VIRTUS
Pela segunda vez na história da modalidade, Carlos Pinto Pereira (T20) tornou-se bicampeão mundial de corta-mato Virtus, repetindo o feito alcançado há dois anos na Polónia.
Em Arenzano (Génova, Itália), o atleta do Casa do Povo de Mangualde, voltou a fazer história e, depois de ter vencido a versão curta, ganhou depois a versão mais longa ao cortar a meta em 22m56s, com 20 segundos de vantagem sobre o espanhol Raul Martinez (23.16), com outro espanhol a subir ao terceiro lugar do pódio (23.19).
E, tal como ontem, Cristiano Pinto Pereira liderou a equipa portuguesa para a conquista do segundo lugar coletivo, com a ajuda de Cristiano Silva Pereira (quarto classificado, com o tempo de 23.45) e Leandro Pereira (nono classificado, com 24.42). Portugal somou 14 pontos, menos quatro que a Espanha, campeã mundial. A França ficou em terceiro lugar.
Depois, ficaram Luís Pimentel (16º) e Leonel Alves (17º), ambos com 25.19, e Paulo Benevente foi 20º com o tempo de 26.03.
