A Liga Portugal promoveu, esta quinta-feira, a XVI Cimeira de Presidentes, que contou com os líderes máximos das Sociedades Desportivas da Liga Portugal Betclic e da Liga Portugal Meu Super, tendo divulgado o comunicado que a seguir se transcreve:
“A Cimeira iniciou-se com uma saudação especial à Seleção Nacional de sub-17, que recentemente se sagrou campeã do mundo, e a FC Porto, Sporting Braga, Benfica, Sporting e Vitória guimarães, equipas que cederam a totalidade do grupo presente na competição que decorreu no Catar, momento que mereceu uma salva de palmas.
“Conforme prometido em anterior Cimeira, realizada em maio, a Direção Executiva, liderada por Reinaldo Teixeira, deu sequência ao trabalho encetado desde a sua entrada em funções sobre o processo de centralização dos direitos audiovisuais.
O Diretor Executivo André Mosqueira do Amaral detalhou este processo e, após análise ao contexto do mercado efetuada por Luís Vicente, consultor especialista no setor dos audiovisuais, detalhou a chave de distribuição, dando a conhecer os seus pilares (equitativo, desportivo, social, audiovisual e infraestruturas) e os seus benefícios tangíveis, merecendo o reconhecimento e o debate elevado e construtivo entre as Sociedades Desportivas. Ficou estabelecido o tema será levado a Assembleia Geral para decisão.
“Através do Diretor Executivo Paulo Costa foi também apresentado um estudo sobre os quadros competitivos das competições profissionais, nomeadamente Liga Portugal Betclic, Liga Portugal Meu Super e Allianz CUP, que passará a sede de Grupos de Trabalho e qualquer proposta que surja será articulada, posteriormente, com a Federação Portuguesa de Futebol.
“No último ponto da agenda de trabalhos abordou-se o tema das infraestruturas, com apresentação a cargo do Diretor Executivo Paulo de Mariz de Rozeira, que lançou à apreciação novos requisitos que visam promover a qualidade dos estádios, com apelo à finalização do processo nos grupos de trabalho respetivo.
“A XVII Cimeira de Presidentes ficou marcada para maio de 2026”.
