As primeiras cinco de 12 aeronaves A-29N Super Tucano foram entregues à Força Aérea Portuguesa, na OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca.
Num reforço das capacidades operacionais e de instrução da Força Aérea, foram entregues as primeiras unidades desta aeronave que vai permitir a formação de pilotos e no apoio aéreo próximo em cenários de baixa ameaça.
Presidiu a cerimónia o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo e o presidente da Embraer SA, Bosco da Costa Júnior que na ocasião assinaram uma carta de interesse, com vista à instalação de uma fábrica de aeronáutica, em Beja.
Com configuração NATO, estas aeronaves colocam Portugal na linha da frente da aviação militar, tornando-se o primeiro operador europeu e o primeiro a nível mundial desta versão. Os A-29N reforçam capacidades como o apoio aéreo próximo em operações conjuntas e/ou combinadas e missões de luta anti-drone.
Este marco representa também um contributo relevante para a indústria nacional, com impacto no emprego qualificado, na economia e na autonomia estratégica de Portugal.
Os A-29N seguem agora para a Base Aérea N.º 11, em Beja, onde irão integrar a Esquadra 101 – “Roncos”.

