Segunda-feira 02 de Fevereiro de 2026

Vendaval continua e Benfica escorregou em Tondela, com Sporting a ganhar nos últimos segundos

A emoção cresce de dia para dia e as surpresas continuam a surgir, desta vez com o Benfica a perder mais dois pontos (fica a cinco do Sporting) e “construiu” o sétimo empate (ainda sem derrotas), enquanto os leões, pé ante pé, no último suspiro da partida, marcaram o golo do triunfo para manter a estrelinha presente na “perseguição” ao FC Porto.

scp vs nacional 2026

Liga Portugal

Em Tondela, na abertura de mais um período de mau tempo (por toda a semana, segundo os meteorologistas), os comandados de José Mourinho, ainda que dominando tudo e todos, não encontraram com a entrada para a baliza e, daí, o zero-zero final, que penaliza a formação da águia ao peito, numa altura em que perder pontos torna difícil, cada dez mais, chegar ao estrelato classificativo.

O Tondela soube contornar as dificuldades que o Benfica criou ao longo dos noventa minutos de jogo, face às consecutivas “investidas” e que não foram concluídas porque, no momento crucial, algo vestido de vermelho – qual sinal de paragem – bloqueou a bola a caminho da baliza tondelense, apesar dos dez remates feitos com direção objetiva.

Como o FC Porto, líder incontestável, joga na noite desta segunda-feira, até lá fica tudo como está.

No Estádio José Alvalade, a estatística demonstrou que o jogo foi pouco convincente, em que os leões remataram muito mais, mas apenas com quatro chutos para a mouche, o que não foi o suficiente para sossegar a formação leonina, que chegou ao intervalo a zero.

Pedro Gonçalves só aos 72’ conseguiu “derreter” a barreira que cobriu a baliza tondelense, com a resposta (76’) de Alan Núñez a empatar, criando mais “nervoso”, que só foi quebrado quando, no último minuto do jogo (90+6’), Luis Suarez fez o salvador 2-1, somando mais três preciosos pontos que aumentaram para cinco pontos de vantagem sobre o Benfica, enquanto ficou mais perto (18) do benfiquista Pavlidis (19), que comanda a gabela dos goleadores.

Um dado importante porquanto no próximo fim-de-semana o Sporting vai viajar até ao Estádio do Dragão, num jogo que se pode considerar de “vida ou morte”, pese embora ainda falte muito para se jogar.

No outro encontro da Liga Betclic, também este domingo, o Gil Vicente goleou (5-0) o Famalicão, cavando cada vez mais a diferença entre os três primeiros (já de si sintomática) e os do meio da tabela. Equidade!

Abrindo o marcador apenas aos 44’, por intermédio de Murilo (de grande penalidade), o Gil Vicente, apesar do poderio nos remates, não teve nem arte nem engenho para ir mais em frente, o que só aconteceu depois (42’) do árbitro ter mostrado o vermelho a De Amorim, levando os famalicenses a jogarem com dez unidades a partir daí.

No segundo tempo, Buatu (53’) fez o 2-0 e Varela (80’ e 84’) elevou para 4-0, com Garcia a marcar e fechar o triunfo com o 5-0.

A jornada 20 encerra esta segunda-feira, com os jogos AVS SAD-Sporting de Braga (18h45) e Casa Pia-FC Porto (20h45).

 

 

© 2026 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.