Domingo 11 de Janeiro de 2026

Sexta vitória consecutiva para Cabral e Miedler nos pares

Tenis-Cabral-09-01-2026

FPTénis

Francisco Cabral e Lucas Miedler deram continuidade à senda de vitórias encetada no início de novembro a caminho do título do ATP 250 de Atenas com que encerraram a temporada passada. Em 2026, a dupla luso-austríaca iniciou a preparação para o Open da Austrália no ATP 250 de Brisbane e, esta sexta-feira, garantiu lugar nas meias-finais australianas.

Nos quartos de final, o portuense, 20º do ranking mundial da variante, e o parceiro (24º), com o qual conquistou cinco títulos o ano passado, três deles no circuito principal ATP e os restantes em challengers, superaram o duo formado pelo britânico Luke Johnson e o francês Manuel Guinard, quintos cabeças de série, com duplo 6-4.

Terceiro pré-designados, Cabral e Miedler vão medir forças com os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, sextos favoritos, por um lugar na final, que pretende ser a 11ª ATP do mais cotado português de sempre na variante de pares.

Borges perdeu com Rublev nos quartos de final

Tenis-TaçaDavis-09-01-2026

FPTénis

Ao terceiro duelo não foi de vez para Nuno Borges saborear o primeiro triunfo diante do russo Andrey Rublev, atual 16º do ranking mundial no qual figurou em quinto lugar, pelo que chegou ao fim a participação do maiato no primeiro torneio de 2026, no ATP 250 de Hong Kong, onde iniciou a preparação para o Open da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada.

Depois de ter sido derrotado pelo russo em Basileia (2024) e Doha (2025), Nuno Borges, que era oitavo cabeça de série cedeu ao maior favoritismo de Rublev (3º) nos quartos de final, pelos parciais de 3-6 e 4-6.

Durante os 73 minutos do encontro, o melhor tenista luso da atualidade salvou seis dos oito breakpoints enfrentados, mas nunca conseguiu quebrar o serviço do adversário. Borges assinou 14 winners, face aos 22 de Rublev e cometeu 21 erros não forçados, quando o russo foi autor de 13 erros diretos.

 

Tiago Pereira estreia-se na convocatória da Seleção Nacional para a Taça Davis

 

Tiago Pereira é a novidade da convocatória da Seleção Nacional que, a 6 e 7 de fevereiro, vai estar na China a defrontar a congénere local, vencedora do sorteio para a eliminatória do Grupo Mundial I, pelo que tem a prerrogativa de escolher local e piso (hardcourt).

Além do algarvio, de 21 anos, classificado na 265ª posição do ranking mundial, a aposta do capitão Rui Machado recaiu em Nuno Borges (45º) e Francisco Cabral (20º), os melhores tenistas lusos da atualidade em singulares e pares, respetivamente, além de Jaime Faria e Henrique Rocha.

“O Tiago Pereira tem vindo a evoluir bastante e, nos últimos meses, tem obtido bons resultados não só em singulares como em pares, o que faz dele uma opção para as duas variantes. É um excelente elemento para levar e vai ser um dos jogadores mais jovens da equipa. Não duvido que vai integrar-se muito bem”, comentou Rui Machado sobre o estreante que vai representar as cores nacionais na mais importante competição masculina por equipas.

O jovem tenista encerrou 2025 como campeão de pares no Maia Open, variante na qual é 182.º mundial e conta com 13 troféus, três conquistados em 2025, incluindo o ATP Challenger 100 maiato. Em singulares, os três títulos profissionais de Tiago Pereira consumaram-se em hardcourts, o último deles ITF M25 da Figueira da Foz, no passado verão, altura em que atingiu as semifinais do ATP Challenger de Pozoblanco, também em piso rápido.

A representar a Seleção Nacional desde 2021 e uma presença assídua no top-100 desde 2022, Nuno Borges (45º e ex-30º) já disputou oito eliminatórias, merecendo a confiança tanto nos singulares como nos pares, tendo por registo cinco vitórias e outros tantos desaires a solo e o mesmo número de sucessos e revezes nas duplas (4-4).

Com a melhor classificação de sempre de um português no ranking mundial, Francisco Cabral teve ascensão meteórica em 2025 como especialista de pares. O olímpico português, de 29 anos, é 20º da hierarquia ATP nas duplas após a conquista de três troféus ATP (Atenas, Hangzhou e Gstaad) em 2025, com o austríaco Lucas Miedler como parceiro. No entanto, ao lado do compatriota e amigo Nuno Borges, o portuense também somou ao currículo o título do Estoril Open em 2022, ano no qual se estreou na Taça Davis e deu início aos oito encontros disputados com 50% de eficácia (4-4).

Henrique Rocha (157º ATP) e Jaime Faria (151º) tinham sido, até a esta convocatória, os mais recentes estreantes. Ambos entraram em 2024 ao serviço da Seleção Nacional, mas Rocha tem três eliminatórias jogadas e Faria duas, com o primeiro a ter vencido os três encontros de singulares jogados, um deles frente ao norueguês Casper Ruud, à época nono do ranking mundial.

Portugal não compete em casa desde setembro de 2022, então frente ao Brasil, e a condição de visitante não é favorável. Não obstante estar ciente disso, Rui Machado confia no grupo que vai levar para a China.

“Temos noção que vai ser uma eliminatória bastante difícil frente a uma equipa com jogadores experientes, com bastante potencial e que já provaram conseguir jogar a um nível muito alto. Nós vamos com uma equipa com grande compromisso quando representa a Seleção Nacional, sabemos que jogar fora é sempre difícil”, assumiu o selecionador nacional da Taça Davis ainda sem saber quem serão os escolhidos do homólogo Di Wu.

“Na última experiência fora, perdemos frente ao Peru em condições que não eram favoráveis, mas também já mostrámos ser capazes de ganhar como visitantes. Tivemos uma vitória em piso rápido na Áustria [setembro de 2023] com a maior parte destes jogadores em prova. Sinto que a equipa vai ter oportunidade de chegar bastante em forma. Pelo que tenho tido oportunidade de falar com eles estão a sentir-se bem”, salientou Rui Machado.

Yunchaokete Bu é o mais cotado dos jogadores chineses em singulares e figura na 120ª posição do ranking, mas já foi top-100, seguido de Yibing Wu (179.º) ou Yi Zhou (248.º). Aoran Wang é o número de pares chinês, surge em 259.º da tabela da hierarquia.

© 2026 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.