Sexta-feira 16 de Janeiro de 2026

Jaime Faria e Nuno Borges no quadro principal do Open da Austrália

Jaime Faria vai voltar ao palco no qual foi feliz em 2025, ou seja, o quadro principal do Open da Austrália, no qual o compatriota Nuno Borges teve entrada direta. O lisboeta teve de passar pelo qualifying e, esta madrugada, selou a vitória decisiva na terceira ronda para se juntar à elite do Grand Slam inaugural da temporada.

Frente ao argentino Marco Trungelliti, 130º do ranking mundial que inviabilizou o duelo 100% luso de Faria com Henrique Rocha, o número dois luso (151º da hierarquia ATP) selou triunfo com os parciais de 7-6 (7/5) e 6-3.

Tenis-JaimeFaria-15-01-2026

FPTénis

Apesar dos mesmos seis ases e iguais duas duplas-faltas, Jaime Faria, através do serviço que chegou a atingir os 218 km/h e 67% de eficácia, assinou 29 winners e 22 erros não forçados, face aos 18 pontos ganhantes do argentino e 25 erros diretos. Ao fim de 1h36, o tenista, que integra a equipa de treino do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, somou a segunda vitória sobre Marco Trungelliti a quem já derrubara no qualifying de Wimbleodon.

Jaime Faria, que o ano passado chegou à segunda ronda do quadro principal de deu nas vistas ao ganhar um set a Novak Djokovic em plena Rod Laver Arena, vai medir forças com o francês Arthur Cazaux, 67.º do ranking mundial na prova maior.

Com os resultados desta quinta-feira, Nuno Borges ficou a conhecer o adversário para esta sexta-feira, que será o canadiano Felix Auger-Aliassime, sétimo classificado no ranking mundial, sorteio que não foi favorável ao número um português

Esta será a quarta vez que o maiato, 46º da hierarquia ATP, vai jogar no Melbourne Park e a segunda que encontrará do outro lado da rede o canadiano. Na temporada transata, Nuno Borges e Felix Auger-Aliassime defrontaram-se no Dubai e a vitória não sorriu ao tenista português.

A quarta ronda, em 2024, é o melhor registo de Borges no Open da Austrália.

Portugal está, assim, representado no Happy Slam por Nuno Borges e Jaime Faria, no quadro principal de singulares, e por Francisco Cabral que, ao lado do austríaco Lucas Miedler, vai chegar à prova de pares na melhor fase da carreira, pois é 19º mundial da variante e vem de dois títulos consecutivos, estando ainda em competição no ATP 250 de Auckland.

Francisco Cabral que, esta quinta-feira, assegurou a passagem à meia-final de pares do ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia.

Ao lado do austríaco Lucas Miedler, o português derrotou a dupla composta pelo espanhol Inigo Cervantes e o italiano Luciano Darderi, em sets consecutivos, por 6-1 e 6-2, num encontro decidido em 40 minutos.

O par luso-austríaco decide a passagem à final do torneio ainda esta madrugada, frente aos franceses Theo Arribage e Albano Olivetti, a partir da 1:00.

© 2026 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.