João Domingues (695º ATP) deixou o ITF M25 de Martos, em Espanha, na qualidade de vice-campeão, depois de ter perdido a final deste torneio internacional, a 25ª da carreira do tenista de Oliveira de Azeméis, terceira de 2026.
Finalista em Faro e em Loulé, dois torneios da mesma categoria, esta temporada, João Domingues travou intensa batalha com o espanhol Pablo Martínez Gómez (711º), mas foi eliminado com os parciais de 6-7 (5/7) e 4-6.
Durante 2h02, o internacional luso, que já figurou em 150º do ranking ATP, tentou regressar aos títulos que lhe escapam desde a conquista do M25 do Porto, em 2024, em virtude também de uma longa paragem por lesão.
Não conquistou o 1.º troféu da carreira – três deles são de nível challenger -mas Domingues registou melhor percentagem de primeiros (73,6%) e segundos serviços (95,7%). Todavia, não capitalizou o único breakpoint de que dispôs e sofreu um dos quatro enfrentados.
Laura Salvado, Sofia Almeida e Duarte Sanches campeões no J30 de El Jadida
A semana de competição no ITF J30 de El Jadida, Marrocos, foi profícua para as cores nacionais, pois se Duarte Sanches foi campeão de singulares e finalista de pares, Laura Salvado e Sofia Almeida venceram a final 100% nacional na terra batida marroquina.
Campeão nacional de sub-16, Duarte Sanches fez valer a condição de terceiro cabeça de série diante do qualifier espanhol Eric Giner, com os parciais de 6-3 e 6-0.
No quadro de pares, Duarte Sanches e Afonso Coutinho chegaram à final e só cederam ao duo marroquino Zayd Ahfer/Ghali Erraji com os parciais de 6-2, 3-6 e 9-11.
Em pares femininos, Sofia Almeida, que chegou às meias-finais em singulares, e Laura Salvado conquistaram o troféu maior, ao vencerem as compatriotas Noa Freitas e Margarida Monteiro com 6-4 e 6-3.
Angelina Voloshchuk mais perto do quadro no WTA125 na Figueira da Foz
Angelina Voloshchuk assinou a primeira vitória portuguesa do Figueira da Foz Ladies Open enquanto WTA 125 e ficou mais perto de juntar-se no quadro principal às colegas de seleção nacional Francisca Jorge e Matilde Jorge.
Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis, o torneio começou este domingo e decorre até 21 de junho no Tennis Club da Figueira da Foz.
A número três nacional só precisou de 87 minutos para derrotar a italiana Valentina Losciale (1067ª) com os parciais de 6-1 e 6-4, fazendo jus às credenciais de sétima cabeça de série desta fase preliminar.
O triunfo deste domingo podia ter sido ainda mais autoritário, dado que Voloshchuk liderou por 6-1 e 2-1 já com break à melhor. Mas três quebras de serviço consecutivas retardaram aquele que foi o primeiro triunfo de uma portuguesa na 10.ª e mais importante edição do torneio, deixando-a mais perto do quadro principal.
Nesta segunda-feira (10 horas), a jovem portuguesa de 19 anos discutirá esse apuramento com Whitney Osuigwe (183ª), a mais cotada do qualfying.
Sana Garakani (1339ª), a outra portuguesa a jogar pela primeira vez um WTA 125, perdeu com duplo 1-6 diante da terceira pré-designada, Valentina Ryser (306ª).
Realizado o sorteio do quadro principal, as duas portuguesas com entrada na direta na prova maior, ficaram a conhecer quem vão encontrar do outro lado da rede na ronda inaugural. Francisca Jorge (196ª) — semifinalista do torneio em 2023, até hoje ainda a maior meia-final da carreira, e quarto finalista em 2025, quando era um ITF W100 — terá pela frente a australiana Elena Micic (348ª).
Matilde Jorge (260ª), que no Indoor Oeiras Open 125 de fevereiro alcançou a meia-final mais importante da história do ténis feminino nacional, terá, teoricamente, uma primeira ronda mais difícil, ao medir forças com Jil Teichmann (131ª), quinta mais cotada.
Alina Korneeva, campeã do evento em 2023 e finalista no ano passado, aparece como a primeira pré-designada e agora como top-100 pela primeira vez (96ª). A prodígio russa, antiga líder da hierarquia de sub-18 e vencedora de dois Grand Slams no escalão, já conquistou cinco troféus em Portugal, num total de nove no currículo. Terá pela frente a chinesa Fangran Tian (245ª).
Na metade oposta, a líder é a brasileira Beatriz Haddad Maia, agora fora do top-100 (108ª), mas outrora top-10. A paulista de 30 anos sabe o que é ser feliz em Portugal e antes de estabelecer-se na elite amealhou cinco títulos num total de seis finais em várias provas portuguesas.
Kristina Mladenovic, também uma ex-finalista neste torneio (2024), antigo número dez e uma das melhores jogadoras de pares nas últimas duas décadas, espera pelo desfecho do qualifying para descobrir a opositora na terça-feira.
Vera Zvonareva, número dois mundial em 2010, ano em que chegou às finais de Wimbledon e do US Open, defronta a suíça Susan Bandecchi (171ª), sétima mais cotada, já esta segunda-feira.

