Depois de ter entrado da melhor maneira no encontro frente ao Uruguai – golo de Kevin aos 21’ – a equipa de Cabo Verde não teve a sorte pelo seu lado e acabou por chegar ao intervalo a perder (2-1), com o segundo golo a ser obtido no tempo de compensação (45+6’).
Com o guardião africano a manter-se no top das exibições, acabou por ser mal batido no golo do empate, depois da bola ter batido no poste e não conseguiu reagir à recarga de Maxi Araújo (44’), que surgiu na sua frente para marcar.
Aproveitando o momento, o Uruguai forçou e criou um lance rápido, com a bola a sobrevoar para a pequena área onde surgiu, entre os defesas, Canobbio que, com um pequeno gesto, desviou 45+6’) a bola para a baliza ante o esforço do guardião para o evitar, encerrando-se a peimeira parte.
No segundo tempo, com o Uruguai a manter a superioridade demonstrada, de forma global, a equipa cabo-verdiana não ficou de braços cruzados e, muito oportuno, Varela conseguiu dominar a bola que ficou perdida depois do guardião sul americano ter feito um passe errado, seguiu para a baliza e rematou antes de poder ficar sem o esférico por parte de um defesa que se prestava a chegar junto dele, atirando a bola para a baliza deserta, chegando ao empate (61’).
Daí e até final, Cabo Verde manteve o sangue-frio e foi ganhando tempo para não perder o jogo, o que conseguiu.
Com maior número de remates (16-11, dos quais 2-4 para a baliza, numa posse de bola de 66/34%), o Uruguai não mais teve oportunidade de dar a volta e o empate ajusta-se ao que se verificou em campo.
Com este resultado, a Espanha está no comando (4 pontos), seguido do Uruguai e de Cabo Verde (2) e da Arábia Saudita (1), que foi goleada (4-0) também nesta ronda, pelos espanhóis, com golos de Yamal (10’), Oyarzabal (21 e 24’) e Al-Tambakti, que fez o autogolo, nesta partida do grupo H.
A Espanha registou 21-3 remates, dos quais 9-1 para a baliza, numa posse de bola de 65/35%.
No grupo G, a Bélgica e o Irão empataram (0-0), com domínio absoluto dos belgas (22-7 em remates, dos quais 7-3 para a baliza e uma posse de bola de 68/32%), ambas as equipas sem argumentos para fazer golos. De registar um cartão vermelho atribuído ao belga Ngoy (67’).
Na madrugada desta segunda-feira, a Nova Zelândia defrontou o Egipto (grupo G), tendo a equipa egípcia vencido por 3-1, com golos de Mostafa Zico (58′), Mohamed Salah (67′), Trézéguet (82′) após a assistência de M. Salah e de F. Surman após a assistência de T. Payne para a Nova Zelândia.
Para esta tarde/noite, saliente-se que a Argentina joga com a Áustria (18h), no grupo J e a França joga frente ao Iraque (22h), no grupo I.
