Foi com mais uma exibição autoritária que Nuno Borges e Francisco Cabral voltaram a carimbar a presença nas meias-finais do Millennium Estoril Open, onde procuram o segundo título em torneios ATP lado a lado.
Campeões em 2022, o maiato e o portuense eliminaram com distinção os quartos cabeças de série Vasil Kirkov (EUA) e Bart Stevens (Países Baixos) ao vencerem por 6-2 e 6-3 num encontro em que salvaram os três pontos de break que enfrentaram.
A vitória desta sexta-feira foi a segunda de Borges e Cabral na 11ª edição do Millennium Estoril Open, novamente assinada no Court Cascais.
Neste sábado, os dois tenistas portugueses já jogarão no Estádio Millennium, onde tentarão alcançar a final do torneio pela segunda vez.
Os próximos adversários serão os alternates franceses Titouan Droguet e Kylian Jacquet, jogo marcada para nunca antes das 15 horas.
Há uma semana, Francisco Cabral disputou a 12ª final de pares da carreira no circuito principal, terminando como vice-campeão em Gstaad com Theo Arribage.
Na véspera, João Domingues e Tiago Torres não conseguiram atingir o penúltimo dia da variante ao cederem por 6-4 e 6-2 contra os brasileiros Orlando Luz e Rafael Matos, segundos cabeças de série.
Rublev também não resistiu
Andrey Rublev não resistiu ao segundo desafio da semana e foi eliminado nos quartos de final do Millennium Estoril Open, onde defendia o estatuto de primeiro cabeça de série.
Número 14 mundial, o recém-campeão de Bastad perdeu por 3-6, 6-3 e 6-4 com o francês Luca van Assche (78º ATP), que celebrou a primeira vitória sobre um top 20 para estrear-se em meias-finais do circuito principal.
24 horas após estrear-se no Clube de Ténis do Estoril com um triunfo autoritário em 60 minutos, o cabeça de cartaz não foi capaz de quebrar a solidez do menos experiente van Assche e deu por concluída a campanha num torneio que não disputava desde 2017, então no qualifying.
Este sábado, Luca van Assche terá pela frente na meia-final mais importante da carreira o compatriota Hugo Gaston, responsável pela eliminação de Tiago Torres no encontro que abriu a jornada.
Jaime Faria caiu ao fim de 2h28 ante o feliz Luciano Darderi
Luciano Darderi ficou com a última vaga nas meias-finais do Millennium Estoril Open ao recuperar de 2-6, 2-5 para travar o sonho de Jaime Faria.
Em plena sessão noturna e com o Estádio Millennium completamente preenchido, o italiano (21º ATP e segundo cabeça de série) venceu por 2-6, 7-5 e 6-2 ao cabo de 2h28.
A jogar em casa, Faria esteve perto de tornar-se no sétimo e mais novo português a jogar a meia-final de um torneio ATP, terceiro em Portugal e segundo no Millennium Estoril Open.
Antes desta semana, o lisboeta de 22 anos nunca tinha ganho no quadro principal do maior torneio português.
Sob os holofotes, ficou muito perto de fazer mais história pessoal e nacional, que seria coroada com a maior vitória da carreira e a entrada no top 70.
Com duas vitórias em sessões noturnas consecutivas, Luciano Darderi assumiu, entretanto, o estatuto de mais cotado (consequência da eliminação de Andrey Rublev) e completou o elenco das meias-finais, marcando encontro com Alexander Blockx.
O italiano de 24 anos jogou a final de Bastad no domingo e procura a oitava decisão, quarta só esta temporada.
Tiago Torres eliminado depois de ter chegado aos quartos de final
Tiago Torres cedeu nos quartos de final do Millennium Estoril Open, nesta que foi a estreia em torneio ATP para o luso de 24 anos (427º).
Depois de superar o ex-top 20 Nikoloz Basilashvili e o atual top 30 Alejandro Tabilo, o número seis nacional não resistiu ao também talentoso Hugo Gaston (109º) e perdeu por 6-3 e 6-4 em 1h42.
Num encontro entre dois jogadores baixos e ardilosos, o francês pareceu melhor fisicamente e fez valer a mais experiência (duas finais ATP) para prevalecer no primeiro embate dos quartos de final.
Torres liderou os dois parciais com break de vantagem, mas cedo cedeu este conforto nas duas ocasiões mesmo bastante apoiado pelo público, acumulando mais erros do que nos dois compromissos anteriores também muito devido ao jogo do gaulês.
Fica a campanha memorável do lisboeta, uma das histórias do ano no ATP Tour. Nunca sequer tinha enfrentado um top 100 anteriormente e há um ano estava fora do top 1000, agora vai estrear-se nos 400 melhores – deverá situar-se por volta do posto 331.
Hugo Gaston garantiu vaga na primeira semifinal ATP desde outubro de 2024, a quarta da carreira. Ele que em 2021 atingiu três meias-finais Challenger em Portugal.

