Segunda-feira 19 de Abril de 5824

E depois de Mubarak…

cairo_2E depois de Mubarak...

Após a queda de Mubarak os analistas acreditam que a transição, será mais facil, mas o povo ainda está na rua.

Ainda hoje vimos o exercito a tentar, fazer com que o povo deixe a praça da “Liberdade”, ontem os jovens vieram para a rua limpar com as vassouras lá de casa e não só , mas a instabilidade é o mote deste país africano.

A saída de Mubarak melhora as perspectivas para um povo que durante 30 anos não pode ou não o deixaram evoluir, onde a industria do turismo representa o factor de importância fundamental na economia, hoje a esperança é uma certeza – nada será como dantes nas margens do Nilo.

Quem será o novo líder ou lideres deste país, é o novo enigma, todos procuram encontrar solução. O antigo chefe da agência da ONU – El Baradei muito conhecido no exterior, não goza dessa popularidade no seu país, no lado oposto existe o actual presidente da Liga Árabe Amr Mussa (ex- ministro dos negócios estrangeiros) que termina o seu mandato brevemente, e que acolhe junto do povo mais simpatia, a Irmandade Islâmica também terá o seu peso nesta sociedade mas o papel mais importante, não esquecer, é da instituição Exercito, quer na economia global do Egipto quer nas nas reformas a implantar numa sociedade faminta de liberdade, será que serão suficientes para satisfazer a oposição.

Os próximos dias vão ser importantes para o real esclarecimento destas e outras dúvidas que assolam aquele país e aquela região, a comunidade internacional, e em particular a União Europeia tem de estar atentas e não fugir às promessas efectuadas durante o período que o povo esteve na rua, e apoiavam o povo na sua luta pela democracia, também a administração de Barack Obama que já veio a terreiro confirmar o apoio aos jovens egípcios.

Apesar destas circunstâncias é importante que o Egipto volte rapidamente à normalidade, que os turistas voltem, que a economia se mexa, pois a já tão flagelada economia egípcia, sofreu um grande rombo com este período de instabilidade.

O futuro mais do que nunca está nos jovens egípcios…mas o futuro é já ali.

 

Jorge C.

 

© 5824 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.