Sábado 18 de Maio de 2024

Benfica de mão cheia

slb-na-frenteLIGA SAGRES – 17ª jornada

Com o triunfo, nada fácil, alcançado em Vila da Feira, o Benfica fugiu mais um pouco do F. C. Porto que foi a Barcelos perder de forma mais ou menos “copiosa”, fixando a vantagem em cinco pontos que se nada pode significar também pode significar muito.

Pelo menos do ponto de vista psíquico. Isto porque um 3-1 é um resultado fora do “normal” para uma formação que é candidata à conquista de mais um título, na senda do que tem vindo a fazer nos últimos anos.

E se o Porto perdeu para o Benfica, perdeu ainda para o Sporting de Braga porque ficou apenas a três pontos – e leva cinco de avanço do Sporting – formando o trio que domina, à 17ª jornada, a Liga Sagres.

Se é verdade que o Sporting (que voltou ao 4º lugar) também beneficiou em relação ao Porto, acabou também por ficar com uma vantagem de três pontos sobre o Marítimo (iguais há uma semana) mercê da derrota dos madeirense frente a um Braga que continua a justificar a presença na Europa.

Com o Guimarães (que ganhou 1-0 ao Nacional) a manter-se no 6º lugar, apenas se registaram trocas de lugares entre o 7º e o 11º lugar (por ordem, Olhanenses, Académica, Nacional, Gil Vicente e Beira-Mar) separados por cinco pontos, com Feirense (12º) e Rio Ave (13º) a manter as posições anteriores,

O Paços Ferreira (vencendo o Leiria) deixou de ser o “lanterna vermelha”, lugar que agora é ocupado pelo “azarado (ou azarento) Vitória de Setúbal, que perdeu (em casa) ante o Olhanense. Com os mesmos pontos está o Leiria, na 15ª posição.

Havendo 39 pontos para disputar, as diferenças existentes não pronunciam decisões a curto prazo, mas começam a dar indicações mais precisas do que poderá acontecer no final do campeonato.

E se a luta para o título é assumida cada vez mais pelo Benfica e F. C. Porto, para a Europa o Braga, Sporting e Marítimo também sobressaem dos restantes. Pela despromoção a luta é maior: seis equipas, de entre as quais existe apenas dois pontos entre a primeira e a última.

Nos marcadores, Cardozo (Benfica) firmou a liderança e soma 13 golos, mais três que Baba (Marítimo). Com 9 golos estão Lima (Braga) e Edgar (Guimarães); com 8 estão Nolito (Benfica) e James (F.C.Porto); Michel (Paços de Ferreira) e Wolfswinkel (Sporting) somam sete.

Com este pano de fundo, chega-se a mais uma ronda da Taça da Liga (próximo fim-de-semana), antecipando os cenários para a ronda 18, salpicada de interesses variados.

Abre com o Braga – Setúbal (6ª feira, dia 10) e encerra com o Académica – Gil Vicente (dia 13).

Pelo meio, de maior interesse, o Marítimo – Sporting e o Benfica – Nacional, os de maior dificuldade de vaticínio, referindo-se o F. C. Porto – Leiria e o Beira-Mar – Guimarães. Completa-se a jornada com o Paços Ferreira – Feirense, Olhanense – Rio Ave e Académica – Gil Vicente.

Amealhar pontos é o principal objectivo de todas as equipas. Semana após semana. Resta aguardar pelos remates dos que terão mais pontaria.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.