Sábado 04 de Maio de 2024

LIGA PROFISSIONAL – Paços tropeçou e atrasou-se

LigaNos_2014_2015Ao perder com (0-1) o Estoril, o Paços de Ferreira – que se esforça para chegar à Liga Europa – tropeçou no caminho e ficou a quatro pontos do Belenenses, se bem que na próxima (29ª) jornada a situação possa ser mais positiva.

Isto porque o Belenenses vai defrontar (em casa) o líder Benfica que, com a “pedalada” que os encarnados estão, podem “levar” tudo pela frente num ápice, tal como se verificou frente a uma Académica que, afinal de contas, se deixou “adormecer” e deu “baldas” (tácticas) que originaram a chapa “cinco”.

Enquanto isso, o quarteto (Benfica, Porto, Sporting e Braga) da frente não sofreu quaisquer alterações porquanto todos venceram, abrindo-se outra “guerra”, que mete, numa primeira linha, o Guimarães e o Belenenses a dirimir uma luta, que pode ser “escaldante” até final, pelo último lugar na entrada para a Liga Europa.

Mas há mais gente a intervir nessa decisão, como são os casos do citado Paços de Ferreira e, ainda e de forma matemática (há 18 pontos em disputa), Rio Ave, Nacional, Marítimo e Moreirense, que tem, uma diferença de oito pontos entre o actual 5º classificado (Guimarães, com 43) e o 11º (Moreirense com 35).

Pelo que tudo pode acontecer até ao lavar dos cestos desta vindima.

Recordamos os resultados desta 28ª jornada: Arouca, 0 – Belenenses, 1; Boavista, 0 – Marítimo, 2; Benfica, 5 – Académica, 1; Rio Ave, 1 – F. C. Porto,3; Moreirense, 2 – V. Guimarães, 1; Nacional, 3 –Gil Vicente, 2; Sp. Braga, 4 – Penafiel, 0; V. Setúbal, 1 – Sporting, 2 e Estoril, 1 – Paços de Ferreira, 0 (este a encerrar a jornada, nesta segunda-feira).

Em termos de marcadores, Jonas continua a bater todos os recordes (bisou frente aos estudantes de Coimbra) e subiu ao segundo lugar da lista dos melhores, com 14 golos, tantos como o seu companheiro de clube, Lima, apenas a três do actual goleador-mor, o portista Jackson Martinez.

Lançando desde já a ronda 29ª, o início (sexta-feira) promete “aquecer” com um derby regional que ganha razões nacionais face à posição das duas equipas na tabela classificativa, com o Guimarães a receber o Braga. Tendo perdido frente ao Moreirense, os vitorianos quererão, por um lado, aproximar-se dos bracarenses, a pensar no quarto lugar e, por outro, fugir a um Belenenses que se aproximou este fim-de-semana, estando apenas a um ponto.

No sábado, o Porto recebe a Académica (16 horas) e o Benfica vai a Belém (duas horas depois) para “provar” os pastéis e não ficarem com “azia”.

No domingo, o Paços de Ferreira (que recebe o Moreirense) tem tudo para voltar a aproximar-se do Belém, enquanto o Sporting recebe o Boavista, numa partida mais importante para os leºoes do que para os boavisteiros, como se calculará facilmente.

O Arouca vai a Penafiel (último) para tentar fugir mais da linha de despromoção, o que também vai ser tentado pelo Gil Vicente frente ao Rio Ave.

O Setúbal-Estoril é decisivo para os setubalenses e o Marítimo Nacional (a encerrar a ronda, na 2ª feira) é mais um derby madeirense, nesta altura sem motivos para percalço de maior qualquer que seja o resultado.

Com este pano de fundo, aguardando-se que a situação na arbitragem (os novos ricos) não traga situações desagradáveis e que a ética esteja presente e seja praticada por todo os intervenientes. O que não é fácil.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.