Sábado 27 de Abril de 2024

Roberto Martinez escolheu jogadores para os compromissos particulares da seleção A

FPF-Seleccionados-15-03-2024

FPF

O selecionador nacional, Roberto Martínez, anunciou esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, a lista de convocados para os jogos de preparação da Seleção Nacional diante da Suécia, dia 21 de março, às 19H45, em Guimarães, e com a Eslovénia, em Ljubljana, dia 26 de março, também às 19H45. 

Os convocados de Roberto Martinezsão os seguintes:

Guarda-redes - Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício;

Defesas - João Cancelo, Nélson Semedo, João Mário, Diogo Dalot, Raphael Guerreiro, Nuno Mendes, Diogo Leite, Pepe, Rúben Dias, António Silva, Gonçalo Inácio, Toti Gomes e Danilo Pereira;

Médios - João Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Bruno Fernandes, Otávio Monteiro, Vitinha, Matheus Nunes, Bernardo Silva;

Avançados - Francisco Conceição, Jota Silva, Francisco Trincão, Bruma, Rafael Leão, João Félix, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.

À comunicação social presente, Martinez salientou que “o formato da convocatória é um formato para março. Março é um período muito difícil para os jogadores, há muitos jogos, fadiga mental, e precisamos de lidar com isso. Há três grupos. Jogadores que podem participar nos dois jogos, e depois um grupo para o primeiro jogo e outro para o segundo. Tem tudo a ver com os minutos, com a situação de cada jogador, aquilo que fizeram na fase de apuramento, e também de acordo com o que queremos trabalhar taticamente. Na segunda-feira vamos dar a lista de 23 ou 24 para o primeiro jogo, porque agora temos os jogos do fim-de-semana, todos têm compromissos com os clubes. Mas o formato é claro. Três grupos com o foco de trabalhar a qualidade e dar a oportunidade de evitar a fadiga”.

Adiantou que “o Europeu tem os melhores jogadores da Europa, acho que não há favoritos. Há seleções candidatas. Acho que há sete seleções que têm jogadores que estão nos melhores balneários do futebol europeu. Nós gostamos da responsabilidade, das expectativas, mas o primeiro passo é sempre o apuramento. Agora precisamos de trabalhar para temos a melhor lista final. A diferença de chegar longe ou ficar pelo caminho na fase de grupos é o nível que podemos apresentar durante os três primeiros jogos. França, Inglaterra, Espanha, Bélgica têm jogadores que podem ganhar a qualquer seleção durante o torneio, assim como Alemanha e Itália, que têm uma competitividade que fazem delas seleções candidatas. Agora temos 12 jogadores portugueses nos quartos de final da Liga dos Campeões, os nossos jogadores têm nível para lutar e ganhar grandes jogos. Não tenho dúvidas de que podemos competir com os melhores da Europa”.

Reforçou que “todos os jogadores têm uma história diferente, um caminho diverso. Acho que o Pote está a ter uma época espetacular, são 16 golos e 13 assistências. Acho que teve muito azar. Chegou a um momento difícil. As lesões fazem parte da vida dos jogadores e o Pote vai voltar aos relvados ainda mais forte. É um momento difícil, porque o Pote tinha todas as condições para estar no estágio”.

Precisou que “os jogadores precisam de querer jogar pela Seleção, de ter uma vontade que sai do coração. Representar o povo português é especial, e aqui é importante o processo. Acompanhámos o Galeno durante o último ano e esse é o nosso trabalho, mas agora precisamos de respeitá-lo. Falei com ele e ele gostaria de jogar pelo Brasil, e queremos respeitar isso. Desejo o melhor para ele, mas precisamos de jogadores que têm a nossa Seleção no coração”.

Esclareceu que “estarem na pré-convocatória mostra que os jogadores têm qualidade para jogar na Seleção. Depois, chegar aqui é um momento único. Durante o estágio de março, precisamos de ter informação para ter uma equipa equilibrada e ter todas as melhores caraterísticas para o Europeu. Aqui têm uma oportunidade muito boa, para que todos mostrem o que podem trazer à Seleção. O Jota Silva é a figura de uma equipa que está a fazer uma época muito boa e é um exemplo de jogador que chega num caminho diferente, que pode dar o exemplo a outros jogadores portugueses, mostrar que a porta da Seleção está aberta”.

Indicou ainda que “no futebol, uma semana é uma eternidade, tudo pode acontecer. Trabalhamos no dia-a-dia para recolher informação, e depois há dias de tomada de decisões. Ontem foi um desses dias. Agora podemos trabalhar com muitos jogadores. Tenho muita vontade para começar o estágio, ter 32 jogadores é uma oportunidade única. Continuamos a recolher informação. O dia 19 de maio, porque a lista para o europeu é a 20 de maio, será o momento da tomada de decisões”.

Concluindo, referiu que “penso que teremos a oportunidade de que a UEFA possa aumentar a lista. No Mundial foram 26. Acho que, falo pelos treinadores, todos gostariam de ter 25 ou 26 jogadores. Acho que em abril temos esse workshop, onde poderemos falar disso. Há jogadores que agora não estarão no estágio de março, como o Diogo Jota, o Ricardo Horta, o Pedro Neto… Têm um período para recuperar e voltarem aos relvados, para que depois possamos avaliar antes da lista final”.

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.