A felicidade da vitória de Henrique Rocha no encontro inaugural do play-off do Grupo Mundial I diante da China não teve continuidade no final do duelo entre Nuno Borges e Yibing Wu no Nansha Juntai International Tennis Center, em Guanghzou.
O número um nacional nunca conseguiu fazer mossa no serviço do adversário e, não obstante, a réplica dada no segundo set acabou por ceder 1-6 e 6-7 (3/7), pelo que Portugal termina a jornada inaugural empatado com a China (1-1).
Nuno Borges sofreu a primeira quebra de serviço da Seleção Nacional na eliminatória (1-3). Uma vantagem que a China reforçou com a incapacidade do maiato (45º do ranking mundial) em concretizar mais qualquer jogo de serviço até ao final do set (1-6), ao qual chegou sem qualquer oportunidade de ameaçar o saque do número dois chinês, 144º da hierarquia na qual foi 54º.
No segundo parcial, o melhor português da atualidade exorcizou os demónios do set anterior e, frente ao adversário que já levava vantagem no confronto direto desde que tinham medido forças no US Open em 2022, apresentou-se mais firme na hora de servir. A claque anfitriã ia puxando em uníssono pelo jogador da casa, e nas pausas, o capitão Rui Machado dava instruções para que Borges chegasse aos primeiros pontos de break, que surgiram no oitavo jogo, mas não foram consumados (4-4) para gáudio da maioria do público nas bancadas.
O encontro continuou impróprio para cardíacos, com o maiato a enfrentar mais breakpoints – no total foram nove – e a acusar a pressão com dupla falta no décimo jogo, compensada com alguns dos ases concretizados (6) na partida. Com os tufos de cabelo que lhe restavam dos rituais da praxe, o caloiro Tiago Pereira dava o mote para os demais compatriotas puxarem por Borges que chegou ao 6-5.
“Portugal, Portugal” ia ecoando na arena de Guangzhou para dar alento ao compatriota cuja margem de erro era reduzida. Apostado em encerrar a jornada inaugural da eliminatória com empate, Yibing Wu chegou ao 4-2 no tie-break e ao match point da vitória, que deixou tudo em aberto para a jornada de sábado, na qual está previsto que Nuno Borges regresse ao court ao lado de Francisco Cabral para o par.
Na ordem de jogos está ainda escalonado para o singular entre os números um das respetivas seleções com Yunchaokete Bu. A manter-se o alinhamento, Henrique Rocha e Yibing Wu medem forças no quinto embate.
