Domingo 04 de Maio de 2025

Escola Secundária D. Dinis recebeu Carlos Lopes de braços abertos para saber como chegou a campeão olímpico

Uma vez mais com o auditório, para o caso da Escola Secundária de D. Dinis, quase repleto (cerca de uma centena de alunos estiveram presentes e ouviram com atenção a personalidade do primeiro campeão olímpico do desporto português) Carlos Lopes contou como foi a sua vida desportiva e tentou incutir nos jovens que a frequentam o que é preciso fazer.

Escola-D.Dinis--Vista geral-02-05-2025

DR

Com um título mundial de corta-mato conquistado – para alegria de todos os portugueses em 1976 – na que foi a oitava época desportiva ao serviço do Sporting, que deu origem ao mais brilhante triunfo na altura para o atletismo luso, o campeão português passou em revista a carreira que cumpriu durante 22 anos na modalidade, dando conhecimento das peripécias, boas e menos boas que se verificaram.

Foi um contato visual e pessoal que originou várias ovações, também por via das intervenções do Diretor da Escola, José António de Sousa; do professor Simão Fortuna, da área de educação física e desporto; bem como do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira – antigo atleta federado e juiz de atletismo – bem como de Marta Gabriel, diretora do curso profissional de técnico de apoio à gestão do desporto, numa sessão moderada pelo jornalista desportivo Artur Madeira.

Importa, por um lado, não deixar que a história se meta na “gaveta”, fechada a “sete chaves”, mas, antes, continuar a divulgar às novas gerações os feitos alcançados por outros portugueses, para o caso na área do desporto, como forma de despertar atenções e integrar (ou colaborar com) a área da atividade física e desporto, para levar a que mais cidadãos possam praticar, em especial para melhorar o seu estado de saúde, com base num slogan do “Mexa-se pela sua Saúde”. O que se pretende.

Escola-D.Dinis-Diretor-02-05-2025

DR

O projeto – implementado pela Câmara Municipal de Lisboa – é mais uma sequência de outros que tem surgido amiúde, porquanto primar pela saúde de cada um e de todos é uma missão nobre de todos os que entendem que não se deve ficar em casa, aproveitando os programas que a edilidade alfacinha mantém em funcionamento.

Quatro Escolas Secundárias de Lisboa (Padre António Vieira, Marquês de Pombal, D. Dinis e Maria Amália Vaz de Carvalho) foram visitadas nesta fase que se concluirá no dia 8 deste mês de maio (9h30) no Agrupamento de Escolas do Restelo.

Por outro lado, é uma forma de reconhecer e distinguir a brilhante carreira desportiva do primeiro campeão olímpico do desporto português, roteiro que se iniciou em 2024 na comemoração do 40º aniversário da conquista da medalha de ouro na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, a que se juntaram agora (2025) os 40 anos da conquista do terceiro título mundial de corta-mato (no Valor do Jamor – Estádio Nacional) e da obtenção do recorde mundial da maratona.

Aproveitar os campeões sempre foi – e será – uma forma de se poder fomentar a prática desportiva, em especial na base da iniciação escolar, onde os jovens começam a despertar para a realidade de uma vida que, ano após ano, se transformará num veículo de conhecimentos.

Para além da matéria que compõe cada ano escolar, que se seguirá nos ciclos convencionados, há que ter em conta a atividade da disciplina de educação física, para criar hábitos indispensáveis de manter e melhorar o desempenho mental e despertar o corpo para exercícios que muito ajudarão na agilidade de cada um.

Elevar a História! Preservar a Memória! Com Treino! Resistência! Resiliência! Superação!

Seja ainda realçada a disponibilidade das direções das referidas Escolas na promoção destes encontros, que servem de motivação para os jovens que ora praticam várias modalidades em todo o país.

 

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.