A noite eleitoral 2025, trouxe a vitória maior da AD – Coligação PSD/CDS, cresce em votos e mandatos tal como o Chega e o colapso do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda,
Numa noite em que muitos que entram em grande, com ideias e pretensões Maiores e como diz o povo, saiu-lhes o tiro pela culatra, foi assim para o Partido Socialista e para Pedro Nuno Santos e a esquerda mais extrema, Bloco de Esquerda e CDU, perdem votos e mandatos.
No lado oposto, temos o Chega de André Ventura, que tem um crescimento tanto em votos como mandatos, o Partido Livre de Rui Tavares que também cresce em votos e mandatos, está a ganhar posição no protagonismo à esquerda do PS.
A surpresa veio do meio do Atlântico, com um Partido de carácter regional, partido que nasceu e criado na Madeira, a conseguir eleger o seu primeiro deputado à Assembleia da República, Juntos pelo Povo (JPP) de Filipe Martins de Sousa.
Num rápido olhar pelos “pequenos” partidos, realce para as líderes a serem eleitas na 24 hora, Inês Sousa Real do Pan e Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda.
Assim fora os resultados finais:
A festa da AD – Coligação PSD/CDS decorreu num ambiente de confiança no lider, num espaço do Hotel Sana Marquês, em Lisboa .