Nuno Borges está, pela quarta vez na carreira, na terceira ronda de um Masters 1000, primeira em Xangai (China) na qual o maiato superou o australiano Aleksander Vukic, 79º mundial.
Na segunda ronda do penúltimo torneio do calendário dos Masters 1000 da temporada, o número um português (51º) deixou de defrontar Stefanos Tsitsipas, ex-top-3 mundial que desistiu lesionado na perna e abriu a porta a um lucky loser, e superou Vukic com os parciais de 7-6 (9/7) e 6-4.
Durante as 1h42 do embate com o australiano, treinado pelo português Nuno Lencastre, o maiato salvou salvou dois setpoints no tie-break, mas assim que teve oportunidade quebrou o serviço de Vukic por duas vezes, cedendo o seu uma vez.
Borges vai defrontar o russo Karen Khachanov (10º classificado da ATP) ou o chinês Jerry Shang, na terceira ronda, na próxima segunda-feira.
Recorde-se que, na entrada, diante do neerlandês Botic Van de Zandschulp, atual 84º do ranking no qual, tal como Borges, já figurou no top-30 (22º e o português 30º), o número um nacional celebrou vitória com os parciais de 7-6 (7/5) e 7-6 (7/5), ao fim de 2.16 horas.
Borges, que chegou a liderar o set inaugural por 5-3, assinou 8 ases, menos dois do que o adversário, e registou maior eficácia nos pontos conseguidos com o segundo serviço (54%). Enfrentou três breakpoints e salvou dois deles, enquanto converteu uma das duas quebras de serviço que conseguiu criar ao neerlandês, com quem jogava pela primeira vez.