Com tudo para ganhar, o FC Porto não foi além de um empate (1-1) em casa alheia e o Sporting de Braga, estranhamente, perdeu em casa, ainda que sem problemas de maior na classificação, porquanto se mantiveram nas mesmas posições.
Na Holanda, com uma posse de bola de 69/31%, depois de fazer 17-9 remates, dos quais 9-3 para a baliza, os portistas não tiveram nem arte nem manha para vencer, pese embora tenha ficado a perder (48’), empatando depois (66’) mas ainda a tempo de poder fazer melhor.
Na classificação, o FC Porto manteve-se no 14º posto, com 7 pontos, tendo tudo controlado para poder subir ainda mais.
Com números idênticos, o Sporting de Braga logrou marcar primeiro (30’) por intermédio de Zalazar, mas os belgas do Genk empataram (45+2’), por Heymans.
Com uma entrada forte na segunda parte, os visitantes chegaram ao 2-1 (48’) por Mira Sor, tendo Hyeon-gyu aumentado (59’) para 3-1, o que levou o Braga a quebrar nitidamente.
Ainda que os bracarenses tenham reduzido para 2-3 (71’), também por Zalazar, os holandeses chegaram ao 4-2 no minuto seguinte, tendo Fran Navarro (86’) fixado o resultado em 3-4 para os belgas.
O Braga dominou em todos os domínios mais importantes, rematando 19-9, dos quais 6-8 para a baliza – a perda que deu origem ao volte face por parte dos holandeses – ainda que chegada aos 60/40% na posse de bola, com margem suficiente para recuperar a desvantagem, com o Sporting de Braga a manter a 5ª posição na classificação, o que é muito bom, mas tem de “sofrer” um pouco mais não se deixar cair para além do 8º lugar na classificação.
Os únicos clubes que alcançaram quatro vitórias (12 pontos) são o Midtjylland e o Freiburg, com o Ferencvaros (10) a manterem-se no pódio.
Tempo para treino de descompressão e aguardar pela 11ª jornada, que se inicia nesta sexta-feira com o Estoril-Arouca (20h15).
