O duelo com Novak Djokovic terminou com a lei do mais forte a prevalecer, leia-se vitória do antigo número um mundial, agora 5º da hierarquia, mas também com rasgados elogios ao maiato que deixou o court com o sérvio a juntar-se ao coro de aplausos ao português.
Um gesto que Djokovic verbalizou no discurso após os parciais de 7-6 (7/1) e 6-4 que determinaram o fim da presença de Borges no torneio helénico, em 1.44 horas.
“Foi uma batalha muito física, penso que o Nuno jogou a um nível muito elevado. Fiquei um pouco surpreso pelo grande encontro que fez. Foi taco a taco grande parte do encontro. O vencedor foi decidido em detalhes e por isso ele merece um forte aplauso pela sua performance”, elogiou Djokovic, na flash interview em court.
A temporada de 2025 terminou para Nuno Borges com desaire nos quartos de final do ATP 250 de Atenas.
Francisco Cabral e Lucas Miedler nas meias-finais de pares
Francisco Cabral e Lucas Miedler continuam em estado de graça no ATP 250 de Atenas, garantindo vaga nas meias-finais e acalentando a esperança de integrar a elite dos pares na Nitto ATP Finals que reúne os oito melhores em Turim, de 9 a 16 de novembro.
Segundos na lista dos favoritos ao título, o português (20º do ranking mundial de pares, a melhor classificação de sempre de um tenista português) e o parceiro levaram a melhor sobre o também austríaco Alexander Erler (45º) e o norte-americano Robert Galloway (39º), com os parciais de 6-4 e 7-5.
Com seis ases, dois pontos de break salvos e zero sofridos, Cabral e Miedler vão medir forças com o belga Sander Gille e o neerlandês Sem Verbeek por um lugar na final. Um passo que pode ser gigante se a tal fase não chegarem os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, que ocupam o primeiro lugar na candidatura a alternantes em Turim.
É a 16ª presença em semifinais ATP de 2025 – entre ATP e Challengers – para o portuense, de 28 anos. Ao lado de Miedler, com quem forma parceria desde final de março, Cabral conquistou os títulos nos ATP 250 de Gstaad e Hangzhou e nos Challengers de Madrid e Bordéus, sendo que chegou à capital grega como semifinalista do Masters 1000 de Paris e vice-campeão do ATP 500 de Viena.
