Sábado 08 de Novembro de 2025

Francisco Cabral na 10ª final ATP

Tenis-Cabral-7-11-2025

FPT

Francisco Cabral e Lucas Miedler estão a uma vitória do terceiro título ATP conjunto de pares, neste caso do ATP 250 de Atenas e, consequentemente, do lugar de alternate nas Nitto ATP Finals, torneio dos mestres que reúne os oito melhores jogadores de singulares e outras tantas duplas na próxima semana, em Turim.

Em busca da décima final da carreira no circuito principal, quinta de 2025, o duo luso-austríaco entrou em court com esperança reforçada de um bilhete para a cimeira italiana, uma vez que os franceses Sadio Doumbia e Fabien Reboul, rivais nesta corrida a Turim, foram afastados nas meias-finais. Cabral e Miedler, parceiros desde final de março, levaram a melhor sobre o belga Sander Gille e o neerlandês Sem Verbeek, com os parciais de 7-6 (8/6) e 6-2, salvando um setpoint pelo meio.

Campeões em Gstaad e Hangzhou, Cabral e Miedler discutiram ainda os troféus dos ATP de Viena e Winston-Salem, além de terem erguido juntos os troféus nos ATP Challenger de Madrid e Bordéus, bem como as finais do Estoril Open e Oeiras Open. O mexicano Santiago González, 47º do ranking da variante e antigo n.º 7, e o neerlandês David Pel (32º) são os adversários que o português, 20.º do ranking mundial, e o austríaco (27.º). Cabral totaliza 32 troféus de pares na carreira entre torneios ATP, Challengers e futures.

Tenis-Rocha-07-11-2025

FPT

Duelo 100% português no Japão

A última e única vez em que estiveram frente a frente em encontros internacionais foi nos courts cobertos do Jamor, no Oeiras Indoor Open 2, realizado em janeiro último, e com cinco match points salvos até se encontrar o vencedor. Agora Henrique Rocha e Frederico Ferreira Silva vão medir forças do outro lado do globo nas meias-finais do ATP Challenger 75 de Matsuyama, garantido um português na final do torneio japonês.

Primeiro cabeça de série, Henrique Rocha (167º do ranking mundial) foi o primeiro a saborear vitória nos quartos de final, superando o nipónico Rio Noguchi (246º), sétimo pré-designado. Os parciais de 7-5, 4-6 e 6-3 colocaram o portuense, de 21 anos, nas meias-finais, as terceiras de 2025, ao fim de 2.08 horas.

Colega de treinos no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, Frederico Ferreira Silva (249º), 30 anos, que levou a melhor no duelo anterior no Jamor, seguiu o exemplo do compatriota após uma longe e renhida batalha de três horas com o britânico Oliver Crawford (192º), terceiro cabeça de série. Os parciais de 6-7 (3/7), 6-4 e 7-5 selaram o triunfo do caldense oitavo pré-designado. Kiko vai lutar por um lugar na final de um Challenger pela segunda vez, esta temporada, depois de ter sido semifinalista na CT Porto Cup, torneio de terra batida promovido pela FPT.

Henrique Rocha procura a quarta final desta categoria, segunda de 2025 e o segundo título, ao passo que Frederico Silva ainda não se encontrou com os troféus de campeão deste nível, apesar de ter chegado cinco vezes à decisão.

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.