Domingo 09 de Novembro de 2025

Sporting sofreu em Ponta Delgada, mas regressou com três pontos na bagagem

DSC_9595

Paulo Alfar / CN – Arquivo

Com um golo obtido (90+4’) na sequência da marcação de um pontapé de canto que foi assinalado sem que ninguém tivesse percebido porquê (pelo que foi apelidado como “fantasma”), o Sporting cumpriu o objetivo de vencer e seguir na perseguição do FC Porto, cumprida que vai ser, neste domingo, a 11ª jornada da Liga Betclic, competição que vai parar por três semanas.

Da estatística do jogo, ressaltou que o número de remates para a baliza (5-2 para o Sporting) foi quase insignificante para as duas equipas, mais para os leões, que querem ser campeões, o que não abona a qualidade da competição, tendo ainda em atenção que o número total de remates foi de 20-5 (para o Sporting), que teve uma posse de bola, naturalmente, de 68/32%, vantagem que é muito boa, mas que pouco significado tem, porquanto pode ser considerado como “ganhar tempo”.

Com mais uma “desconcentração” defensiva, Diomande deu aso a Vinicius Lopes para (5’) chegar ao golo de abertura da partida, o que criou algum nervosismo no lado dos leões, como seria expetável.

Ainda que tenha empatado (32’) por Pedro Gonçalves (que depois foi obrigado a sair de campo, por lesão), os leões estiveram longe de “recuperar” com rapidez, tanto mais que foi preciso esperar até aos 90+4’ para que surgisse o tal pontapé de canto que Hjulmand aproveitou para cabecear e atingir o que foi o triunfo leonino, numa altura em que Adriano Silva foi expulso, situação também a penalizar Sidney Lima (90+6’) que viu o vermelho, logo a seguir ao golo do Sporting.

Antes (90+1’), tinha sido Maximiano Araújo (Sporting) a ver também o vermelho por ter rasteirado o avançado do Santa Clara que fugia, isolado, para a baliza dos leões, numa jogada quase com selo de golo.

Mais do que a exibição e a qualidade do futebol praticado, a matemática sobrepõe-se e os leões regressam a Lisboa com mais três pontos, mantendo a pressão sobre o FC Porto.

Nos outros jogos deste sábado, o Guimarães foi vencer (1-0) ao campo do Tondela, com um golo obtido por Oumar Camara (90+3’), na transformação de uma grande penalidade, enquanto o Alverca-Rio Ave terminou empatado (1-1), com golos marcados por Sandro Lima (77’) para os ribatejanos e Clayton (35’) para o Rio Ave.

Neste domingo, jogam: AVS SAD-Gil Vicente e Estrela da Amadora-Nacional (15h30), Famalicão-FC Porto (18h), Sporting de Braga-Moreirense e Benfica-Casa Pia (20h30).

© 2025 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.