Emocionado após o título que lhe faltava para colocar 2025 entre os melhores anos da curta carreira, Tiago Torres fez a festa de encerramento do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, realizado esta semana nos courts indoor do Complexo de Ténis do Jamor.
Numa final com Francisco Rocha, 779º do ranking mundial com quem tem em comum o percurso académico em universidades dos Estados Unidos, o jogador do Ace Team, de 23 anos, sagrou-se campeão com duplo 6-3.
Responsável na véspera pelo desaire de Gastão Elias, antigo 57.º mundial e uma das figuras gradas desta edição 101.ª, o esquerdino lisboeta (785.º da ATP), que está a viver os primeiros meses de profissionalismo, apresentou-se na forma aguerrida e, assim, virou a desvantagem inaugural de 0-3 perante Rocha, que já discutiu o título da prova rainha do ténis nacional em 2022 – perdeu com Fábio Coelho. A vitória chegou ao terceiro match point e a boa disposição do campeão foi partilhada com equipa técnica e família e ao público que resistiu ao frio para celebrar os campeões nacionais.
Francisca Jorge eneacampeã nacional
Francisca Jorge (25 anos) tornou-se eneacampeã nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, ao ganhar a final, a sexta, diante da irmã mais nova, Matilde Jorge, na competição que terminou, este domingo, nos courts cobertos do Complexo de Ténis do Jamor.
Menos de 24 horas depois de conquistarem o título de pares, o sétimo conjunto, as vimaranenses estiveram em lados opostos da rede para decidir a campeã de singulares femininos da 101ª edição da prova rainha do ténis nacional.
E, tal como tem vindo a acontecer desde que estão frente a frente na final do Nacional Absoluto, Francisca, 216ª do ranking mundial e principal favorita, levou a melhor sobre Matilde, 272.ª da hierarquia WTA, desta feita com os parciais de 6-3 e 6-4.
Matilde Novais e Bruno Ouvidor dominaram nos pares mistos
Matilde Novais competiu em Campeonatos Nacionais de três escalões e conquistou troféus em todos eles.
Foi ao lado de Bruno Ouvidor, também seu treinador, que a campeã nacional dos escalões de sub-16 – venceu também nos pares mistos ao lado de Duarte Sanches – e de sub-18 também arrecadou o troféu nos pares mistos no campeonato nacional, concluído este domingo nos courts cobertos do Complexo de Ténis do Jamor.
Frente ao duo mais experiente formado por Teresa Franco Dias e José Ricardo Nunes, este último campeão de 11 edições da variante, o treinador, de 24 anos, e pupila levaram a melhor com os parciais de 6-3 e 6-4.
Sucedem a Elizabet Hamaliy/Fábio Coelho, curiosamente também eles que em 2024 tinham semelhante relação profissional, na lista dos campeões nacionais absolutos de pares mistos.

