Ficaram lançados, ontem, os dados da eliminatória do Grupo Mundial I da Taça Davis na China. O mesmo será dizer que, depois de o capitão Rui Machado ter chamado Nuno Borges (45º do ranking ATP) e Henrique Rocha para os singulares, agendados para esta sexta-feira, no Nansha International Tennis Center, em Guangzhou, caberá ao número três nacional (157º) dar a pancada de saída na China.
Merecedor da confiança do selecionador nacional pela quarta eliminatória consecutiva, Henrique Rocha (21 anos), vai medir forças com o número um dos anfitriões, Yunchaokete Bu, atualmente 139º classificado na hierarquia mundial, naquela que será a primeira vez que o portuense dá início às hostilidades.
Apesar disso, Henrique Rocha já deixou marca ao serviço da Seleção Nacional desde que se estreou em 2024. Basta lembrar que é a da sua autoria a primeira vitória lusa sobre um top-10, quando ganhou a Casper Ruud no duelo na Noruega, em setembro de 2024. Também no Mónaco, no último sucesso de Portugal fora de casa, em 2025, foi o portuense a ganhar a Romain Arneodo dando o ponto decisivo no quinto encontro.
Na nona nomeação para representar Portugal na mais importante competição mundial masculina por nações, Nuno Borges, o único top-100 nos singulares da eliminatória, vai reencontrar Yibing Wu, atualmente 144º classificado do ranking no qual já figurou em 54º. Será a segunda vez que o número um nacional vai estar frente a frente com o jogador chinês que venceu, em 2022, o duelo no US Open.
Nuno Borges foi novamente chamado à liça para os pares ao lado do amigo Francisco Cabral, agora 21º do ranking mundial de pares, do qual foi 19º este ano, estabelecendo o recorde da melhor cotação de sempre de um português.
Os dois olímpicos contam no currículo com o título no ATP250 do Estoril Open de 2022, precisamente o ano de estreia do portuense, de 29 anos, na Taça Davis. Ao serviço da Seleção Nacional, o especialista de pares leva quatro vitórias e outros tantos desaires. O duo português tem embate agendado com Zhizhen Zhan – ex-31º mundial de singulares, agora 367º, e que apesar de não ter ranking de pares já foi 47º – e Yi Zhou, atualmente terceiro jogador da China.
Na segunda ronda de singulares, que terá lugar sábado, depois do embate de pares, invertem-se os papéis, de acordo com as nomeações dos capitães que podem ser, todavia, alteradas no próprio dia.
Ou seja, Nuno Borges jogará com Yunchaokete Bu e Henrique Rocha com Yibing Wu.
Os encontros de sexta-feira terão início às 12h00 horas locais (mais oito do que em Portugal Continental) e podem ser acompanhadas no site da Davis Cup.
