Sexta-feira 17 de Maio de 2024

Dulce Félix e Rui Pinto correm para medalhas

27nov_1143_CortaMato_Amora_cnEuropeu de Crosse

A maratonista Dulce Félix e o júnior Rui Pinto são os principais atletas das seis equipas portugueses que este domingo vão estar presentes no europeu de corta mato que tem como palco a cidade de Velenje (Eslovénia).

Por esse facto, pode dizer-se que são os únicos candidatos a repetir as medalhas (de bronze) conquistadas na edição do ano passado, em Albufeira, se bem que em termos colectivos as principais formações lusas (masculino e feminino, absolutas), tenham também hipótese de chegarem ao pódio colectivo, dentro de um quadro de variáveis que, por norma, estão sempre em equação no que às competições desportivas dizem respeito.

Na principal prova masculina, José Rocha (4ª vez na competição), é o mais cotado, em face do 6º lugar alcançado em 2009, seguido de Ricardo Ribas (7ª vez) que foi 9º em 2007. Dos restantes quatro elementos (Bruno Jesus, Pedro Ribeiro, Rui Teixeira e Tiago Costa) resta aguardar uma prestação acima das anteriores, até porque não há nenhum estreante.

No sector feminino, sem dúvida que Dulce Félix é a mais categorizada face à medalha de bronze conquistada o ano passado, admitindo-se a possibilidade de esta formação poder chegar ao pódio. Conta, para o efeito, com a presença da “veterana” Ana Dias, que cumprirá a 12ª presença, tendo como melhor o 10º lugar em 2010.

Depois da era de Lopes, Mamede, Fernanda Ribeiro e Albertina Dias, estas são formações muito menos qualitativas, situação que, aliás, se está a verificar em todo o espaço europeu, o que tem levado a um nítido abaixamento na qualidade técnica deste tipo de competição no velho continente. Recorde-se que Portugal já se consagrou campeão mundial e europeu nesta disciplina.

Na formação masculina dos sub-23, Daniel Gregório, Hugo Daniel, Jorge Santa Cruz, Luís Mendes, Pedro Vieira e Ricardo Figueiredo, formam o sexteto de quase “desconhecidos”, face aos resultados alcançados anteriormente, faltando ver em acção dois estreantes: Ricardo e Daniel.

Em femininos, a referência vai para Carla Salomé Rocha (11ª em 2009), Catarina Ribeiro (10º em 2009) e Daniela Cunha (22ª em 2010). Sónia Catarina Lima e Bárbara Ferreira completam o leque das escolhidas.

Nos juniores, quer em masculinos quer em femininos, meia equipa é formada por estreantes (Adrião Rodrigues, Ruben Silva e Samuel Barata), a quem se junta Rui Pinto (bronze o ano passado), Emanuel Rolim e Samuel Barata.

Cátia Santos, Diana Almeida e Silvana Dias são as estreias, juntando-se a Catarina Carvalho, Catarina Gonçalves e Marta Martins (repetente, foi 37ª em 2010), que formam o sexteto feminino.

Domingo, a partir das 11 horas, por certo que poderá assistir, via RTP, estas competições.

 

© 2024 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.