Quinta-feira 01 de Maio de 5625

Portugal venceu Eslováquia e ficou a um passo do Euro’2024

FPF-SeleçãoEuropeu--08-09-2023

FPF – Diogo Pinto

Portugal venceu a Eslováquia (1-0), em Bratislava, em jogo da 5ª jornada do Grupo J de apuramento para Euro-2024, com um golo marcado por Bruno Fernandes, no dia em que completou 29 anos.

A formação comandada por Roberto Martinez mostrou, mais uma vez, que só sabe ganhar na caminhada rumo ao Campeonato da Europa e confirmou o melhor arranque de qualificação de sempre para a fase final de uma grande competição, com 5 vitórias, correspondentes a 15 pontos conquistados, 15 golos marcados e nenhum sofrido.

O golo apontado por Bruno Fernandes chegou ao minuto 43. O centrocampista acelerou pela direita, entrou na área e fuzilou a baliza dos eslovacos.

Com a quinta vitória em cinco jogos disputados no seu agrupamento, a equipa de Roberto Martinez garantiu um avanço confortável de cinco pontos para os seus principais perseguidores (Eslováquia e Luxemburgo, seu adversário na próxima segunda-feira).

A diferença é ainda maior para a Bósnia-Herzegovina, com seis pontos, a Islândia, com três, e o Liechenstein, ainda a zero.

Em termos de jogo jogado, a superioridade foi sempre da formação lusa (14-10 em remates, dos quais 8-2 para a baliza, com uma posse de bola de 56/44%), se bem que o nível técnico não fosse tão elevado como se poderia esperar, apesar de se reconhecer que os eslovacos possuem uma equipa fisicamente bem constituída e que fizeram tudo para chegar a outro resultado, o que não se verificou porque arriscaram mais.

Usando mais o “arcaboiço” do que a técnica dos seus jogadores, a Eslováquia pouco rematou (10, com apenas 2 a serem direcionados para a baliza), enquanto Portugal não se afoitou muito, procurando reter a bola, com consecutivos passes de um lado para o outro (para empatar tempo), condições que são (ou foram) impostas pela questão tática, porque Portugal também não arriscou muito e esperou por alguma desatenção, falta de marcação, na ausência de uma política de “massacre”, evitando choque de “personalidades”.

Após o início, Palhinha não foi amarelado por acaso (uma entrada rude sobre um jogador eslovaco), voltou a repetir e o árbitro também não atuou, safando-se de poder ficar suspenso, tal como vai acontecer com Cristiano Ronaldo, que sofreu um segundo amarelo e não jogará na segunda-feira frente ao Luxemburgo, no Estádio Algarve.

Portugal teve mais oportunidades para poder chegar ao jogo mas não foi diretamente ao assunto para precaver, preferindo ver o que fazia a Eslováquia, enquanto Portugal também não fez muito para marcar golo, tirando a excelente visão de Bruno Fernandes, quando do arranque para a jogada que concluiu da melhor forma.

FPF-SeleçãoEuropeu-08-09-2023

FPF – Diogo Pinto

O selecionador nacional, Roberto Martinez, salientou que “ganhar era o mais importante, porque, nos jogos pela Seleção, é importante ter um espírito de grupo, ter um compromisso. Todos os valores de uma equipa ganhadora foram mostrados hoje. Os primeiros 15 minutos foram muito difíceis para nós, mas gostei da reação na segunda parte. E tivemos momentos na primeira parte em que poderíamos ter marcado. Tivemos três oportunidades de golo. O trabalho dos jogadores permitiu-nos manter a baliza ‘a zeros’, o que é sempre importante fora de casa.

Precisamos não de duas, mas de mais maneiras de jogar. Precisamos de ser mais competentes com a variedade tática. Gostei das ligações entre três jogadores, mas hoje era importante ter situações de um para um, com espaço para o Rafael Leão. Utilizámo-las algumas vezes, mas não tantas como deveríamos. Vamos preparar o jogo com o Luxemburgo de forma diferente, mas precisamos de variedade tática para um torneio internacional.

Não é fácil ganhar cinco jogos consecutivos. Para se ganharem jogos a nível internacional, é preciso talento, mas também estar sempre preparado como jogador. Queremos crescer em jogos como estes. O Cristiano tem uma dimensão e um compromisso muito importantes no grupo. Hoje viu o amarelo. Foi claro que era preciso dar tudo nos 90 minutos. Ajudou-nos muito a conseguir a vitória. Temos de mostrar que outros jogadores podem ajudar a equipa. O Gonçalo Ramos vai ter essa oportunidade [frente ao Luxemburgo].”

 

© 5625 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.