Sábado 14 de Fevereiro de 2026

Frederico Silva nas meias-finais em Chennai

Frederico Ferreira Silva continua a somar vitórias no ATP Challenger de Chennai, na Índia, e garantiu presença nas meias-finais do torneio, semanas depois de ter discutido o acesso à final no Indoor Oeiras Open, no Jamor.

Tenis-13-02-2026-Frederico

FP Ténis

Para chegar, pela 14ª vez, a esta ronda no circuito Challenger, o tenista das Caldas da Rainha, 255º mundial, superou o grego Ioannis Xilas (388º) com os parciais de 6-2 e 6-4. Durante os 90 minutos de encontro, o tenista português converteu os quatro breakpoints que teve à disposição e salvou um de dois pontos de break enfrentados.

Com 12 winners e 29 erros não forçados, face aos oito pontos ganhantes e 32 erros diretos do grego, o jogador que integra o Centro de Alto Rendimento da FPT vai lutar pela presença na quinta final do ATP Challenger com o vencedor do embate entre Ilia Simakin (214º) e Petr Bar Biryukov (305º).

 

‘Mini Sharapova’ partilha meia-final com Matilde Jorge no Women’s Indoor Oeiras Open

Aos 18 anos, Alina Korneeva tornou-se na primeira semifinalista na edição inaugural do Women’s Indoor Oeiras Open, WTA125 promovido pela Federação Portuguesa de Ténis nos hardcourts do Complexo de Ténis do Jamor.

Tenis-13-02-2026-Alina

FP Ténis

Conhecida por Mini Sharapova, a ex-número um mundial júnior, de 18 anos, classificada na 157ª posição do ranking mundial, levou a melhor sobre a espanhola Leyre Romero Gormaz (143ª WTA), com 7-6 (7/1) e 7-6 (7/4).

A moscovita, treinada na Academia de Rafael Nadal, em Manacor, mantém assim vivas as melhores recordações de Portugal, país no qual leva quatro troféus internacionais: W50 de Leiria, W50 Évora, ambos em 2025, W100 das Caldas da Rainha em 2024 e W100 Figueira da Foz em 2023.

“Esta semana, tenho grande conexão com Portugal e gosto muito de jogar aqui. Tenho jogado boas partidas e estou a evoluir”, ressalvou, Korneeva a jogar pela primeira vez em Lisboa, onde está acompanhada pelo progenitor Aleksandr Korneev, antigo voleibolista medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. “Antes viajava mais com a minha mãe, mas decidimos alternar e é bom estar com o meu pai. Ninguém consegue perceber o que lhe passa pela cabeça, mas eu percebo o que está a pensar”, comentou a simpática russa, que vai medir forças com Matilde Jorge, vencedora da italiana Lucrezia Stefanini.

“A Matilde está a jogar de forma muito agressiva, em indoor vamos ter trocas de bolas interessantes. Vai ser um encontro bom”, referiu Alina Korneeva.

Matilde Jorge histórica no Women’s Indoor Oeiras Open

 

Matilde Jorge celebrou o match point selado com um winner na linha que fez dela a primeira portuguesa nas meias-finais de um WTA 125 e logo na edição inaugural do Women’s Indoor Oeiras Open, torneio de dois consecutivos organizados pela Federação Portuguesa de Ténis no Complexo de Ténis do Jamor, também a casa onde a vimaranense, que integra o Centro de Alto Rendimento, se treina.

Por isso, as emoções da número dois nacional, de 21 anos e 287ª classificada do ranking mundial, só rivalizavam com as da irmã mais velha, Francisca Jorge, que aplaudiu orgulhosa na bancada, depois ver a mais nova superá-la indo mais longe do que os quartos de final de um WTA 125 em singulares.

Frente à italiana Lucrezia Stefanini, 138ª da hierarquia mundial e ex-99ª, que salvara match points frente a Angelina Voloshchuk e a Viktorija Golubic, Matilde Jorge selou a vitória ao quarto ponto de jogo, com os parciais de 2-6, 6-1 e 7-6 (8/6).

Convertendo sete pontos de break e salvando seis da dúzia enfrentados, a vimaranense ainda chamou o fisioterapeuta ao court para ser assistida à perna esquerda, mas apesar de toda a envolvência, dos match points adiados no nono (4-5) e no 10º jogos, a número dois lusa chegou onde nenhuma outra portuguesa tinha chegado.

 

© 2026 Central Noticias. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.