Jaime Faria continua a ser feliz no Rio de Janeiro e, tal como o ano passado, atingiu os quartos de final deste ATP500, como lucky loser, ao levar de vencida um jogador do top-100.
O lisboeta (22 anos), classificado na 147ª posição do ranking mundial, levou a melhor sobre Damir Dzumhur, da Bósnia e Herzegovina, 62º da ATP onde foi 23º em 2018. Os parciais de 7-6 (7/1) e 6-4, ao fim de 2.03 horas, selaram a festa de Jaime Faria.
Apesar do adversário (33 anos), ter obtido melhor percentagem com o primeiro serviço (68% vs. 57%), o tenista que integra o Centro de Alto Rendimento da FPT ganhou 84% dos pontos com a primeira pancada, salvo um de dois breakpoints e converteu dois de 11 pontos de break. Faria, cujo serviço chegou aos 230 km/h, totalizou 26 winners e 29 erros não forçados.
Para continuar a brilhar na Cidade Maravilhosa, Jaime Faria vai tentar manter a toada vitoriosa diante do argentino Tomas Martin Etcheverry, 51º da hierarquia ATP.
Gastão Elias e Tiago Pereira quartofinalistas no M25 algarvio
Gastão Elias (389º ATP) e Tiago Pereira (269º) são os portugueses em prova nos quartos de final do M25 de Vila Real Santo António, segunda semana de torneios com a chancela da ITF realizados nos Algarve.
Num duelo entre jogadores do Oeste, o lourinhanense levou a melhor sobre Tiago Cação (887º), natural de Peniche, naquele que foi o terceiro embate entre ambos. Um duplo 6-4 determinou a vitória de Gastão, campeão em título. Elias, de 35 anos e ex-57º mundial, vai encontrar do outro lado da rede o britânico Lui Maxted (451º).
Tiago Pereira (269º), de 21 anos, aplicou 6-3 e 7-5 ao ucraniano Georgii Kravchenko (549º), finalista de dois M25 de Vale do Lobo em 2025, e vai medir forças com o belga Gauthier Onclin, 312º mundial e quinto favorito.
Na variante de pares, o jovem algarvio é o único tenista da casa me competição. Ao lado do tunisino Skander Mansouri, Tiago Pereira superou a dupla formada pelo compatriota Tiago Cação e o japonês Naoya Honda, com os parciais de 6-4 e 6-3.
Vindo do qualifying, Francisco Rocha (783º) era o terceiro luso com aspirações de chegar aos quartos de final, mas não conseguiu levar a melhor sobre o britânico Ryan Peniston (234º), principal cabeça de série, a quem cedeu 2-6 e 4-6.
Francisca Jorge nos quartos de final do Women’s Indoor Oeiras Open por desistência da irmã
O décimo encontro internacional de irmãs entre Francisca Jorge e Matilde Jorge terminou de forma abrupta com a desistência da mais nova das irmãs, ao fim de 33 minutos de partida, durante os quais foi assistida no court ainda antes do set inaugural terminar.
Com a perna esquerda enfaixada, Matilde deixou a irmã fechar o parcial e, de novo, com fisioterapeuta junto a si, entendeu dar a partida por concluída. Em lágrimas, Francisca Jorge seguiu para os quartos de final do Women’s Indoor Oeiras Open, segundo WTA125 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT) nos hardcourts do Complexo de Ténis do Jamor.
Na passada semana, no primeiro desta quinzena de WTA125, Matilde Jorge, 257ª do ranking mundial, ressentiu-se de dor na coxa esquerda quando servia. Por precaução, depois de ter feito história tornando-se na primeira portuguesa a chegar às meias-finais de singulares de um WTA125, a mais nova das vimaranenses abdicou de disputar o acesso à final na variante de pares ao lado da irmã.
Esta semana, as duas jogadoras, que integram a equipa do Centro de Alto Rendimento da FPT, agendaram encontro nos oitavos, todavia, as renhidas batalhas de três sets que pautaram os dois últimos duelos, ganhos por Francisca Jorge (207ª) também nos oitavos de final do W50 de Ortisei e na final do W50 de Guimarães – ambos na passada temporada -, não se repetiram.
No entanto, mesmo sem match point, a sétima vitória de Francisca Jorge, de 25 anos, sobre a irmã foi pautada por muitas emoções. O semblante da eneacampeã nacional – seis dos nove títulos de campeã nacional absoluta aconteceram em finais frente a Matilde – não escondia a preocupação, enquanto a irmã era assistida no chão, decorridos 19 minutos de encontro.
Francisca Jorge aguarda pelo desfecho do duelo entre a neerlandesa Anouk Koevermans (172º) e a sérvia Teodora Kostovic (171ª).
Detentoras de 25 títulos internacionais conjuntos na variante de pares, dois deles no WTA125 na terra batida, do Jamor -, Francisca Jorge e Matilde Jorge são semifinalistas no quadro de duplas.
Fotos: FPTenis/Rio Open – Nuno Martins e Beatriz Ruivo/FPT